Como vender mais em farmácia de manipulação

Como vender mais em farmácia de manipulação

Afinal… Como vender mais em farmácia de manipulação utilizando a internet?

Diferente do que era no passado as vendas através da internet hoje se tornaram um realidade no dia a dia das pessoas e podemos dizer que praticamente todos os seus clientes e futuros clientes já utilizam a internet para comprar.

Outra certeza que temos é que hoje mesmo centenas de milhares de pessoas passaram seus cartões para fazer compras em farmácias online e outras centenas de milhares de pessoas simplesmente estão 100% prontas para comprar da sua farmácia de manipulação, porém não o fazem por alguns motivos que vou listar, espero que sua farmácia não se encaixe em todos eles:

Vamos lá

  1. Não sabem que sua farmácia também esta na internet
  2. Eles não sabem se realmente funciona fazer a compra online no seu site
  3. Eles não recebem ofertas de sua farmácia com recorrência
  4. Quando eles buscam informações sobre seus problemas de saúde na internet eles não encontram um conteúdo da sua farmácia ajudando eles a resolver.

Entre outras coisas a internet não pode ser ignorada em sua estratégia de vendas online e meu objetivo será trazer para você um plano concreto para utilizar em sua farmácia de manipulação e conseguir aumentar os resultados

Nossos serviços de especialistas em vendas online no trás a possibilidade de ajudarmos empresas de diversos nichos a aumentar seus resultados através da internet e o nicho de farmácias de manipulação se revelou como sendo um ramo extremamente poderoso no que se diz respeito a oportunidades de aumentar o faturamento online, e isso ocorre por algumas razões:

  • Praticamente nenhum farmácia de manipulação no Brasil utiliza a internet da maneira correta;
  • A procura por farmácias na internet cresce todos os dias por clientes querendo comprar
  • Nenhuma farmácia se posicionou como referência unanime em sua região

Farmácia Comum X Farmácia Especialista 

A farmácia de manipulação comum é aquela que é vista como mais uma na multidão e não tem nada a oferecer além de remédios e manipulação comum, as pessoas compram dela porque ela é mais perto de suas casas ou porque o profissional médico indicou. E alguns podem pensar : “A função da minha farmácia é essa, entregar remédios e manipulação ué!”, mais ai é que entra a grande diferença para farmácia de manipulação especialista.

Nela a grande preocupação é em entregar a solução perfeita para seus clientes e não simplesmente químicos e mais do que isso, o grande foco é comunicar esse mensagem para o maior número possível de pessoas, ou seja, seus clientes devem olhar para farmácia de manipulação como um verdadeiro espaço onde elas encontram não apenas produtos mais também informações fundamentais para os desejos que estiverem passando.

A internet esta aqui hoje para ajudar na divulgação dessa mensagem de especialidade, existem pelo menos 12 processos que utilizamos em nossas consultorias para ajudar nossos parceiros a vender todos os dias mais hoje vou te mostrar 1 deles e como aplicamos isso em um de nossos clientes do ramo de farmácia de manipulação e como ajudamos eles a aumentar as vendas.

Passo 1:Escolher um canal para conversar com o público.

Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube…. São vários o canais para atingir seu clientes mais nesse passo quero usar o poder do foco. Não adianta atirar para todos os lados agora a primeira coisa que você vai fazer é providenciar que o site da sua farmácia de manipulação tenho um blog.

Exatamente… Um blog.

Algo bem parecido com esse meu que você esta lendo agora. Ele vai funcionar como um portal de notícias para seus clientes, um local onde você concentrará os conteúdos que ajudarão sua farmácia a se posicionar como especialista.

Veja como fizemos em nosso clientes

Caso você já tenha um site de sua farmácia o processo tende a ser simples, porém se tiver dificuldades técnicas aconselho a procurar um profissional que conheça ou entre em contato comigo.

Passo 2: Montar um linha editorial pensando no seu cliente

Agora que sua farmácia de manipulação tem um portal próprio para falar com seus clientes chegou a hora de criar um conteúdo de valor para se comunicar com o público e ao mesmo tempo gerar vendas.

É bastante simples saber quais assuntos que você vai produzir. Costumamos fazer dois questionamentos:

  • Qual produto VOCÊ quer vender mais em sua farmácia?
  • O que as pessoas estão buscando na internet sobre esse produto?

É fácil ter a resposta da primeira pergunta basta olhar para seu negócio. O segredo esta em descobrir o que seus clientes estão buscando todos os dias.

Para fazer essa busca existem diversas ferramentas porém não vou aprofundar nelas nesse artigos, vou deixar aqui o link para algumas delas que tenho certeza que já serão de grande ajuda.

Vejo o exemplo que fizemos em nosso cliente. Escolhemos um conteúdo que tem buscas diárias e produzimos um conteúdo baseado nesse desejo dos clientes e consequentemente atraímos várias pessoas todos os dias que buscam sobre o tema na internet.

Nesse caso abaixo o tema é extrato de sucupira :

Passo 3: Produzir conteúdo seguindo uma estrutura pensada

Sem dúvidas não adiantaria  produzir um excelente conteúdo que não trouxesse vendas para sua farmácia. Nesse ponto que a estrutura deve ser sempre pensada para que seu cliente possa: Consumir a informação>Encontrar a solução>Dar o próximo passo.

Dê sempre a opção para seu cliente online tenha uma próxima ação a seguir, seja um botão que leve para o produto relacionado ao conteúdo, um link para baixar algum material ou um local para envio de receitas

Veja como fizemos em um dos artigos produzidos:

Passo 4: Usar regras básicas da internet 

A internet pode parecer um terreno sem lei, mais é super importante você tomar cuidado com as promessas, imagens, produtos que utilizará em suas ações. Digo isso porque a área de saúde tem suas restrições e censuras e por isso busque sempre o equilíbrio.

Isso também se aplica em seus conteúdos no blog no que diz respeito a estrutura e ferramentas utilizadas em seu portal. Uma das características dessa estratégia que estou te mostrando é que o Google será um dos principais canais onde seu material ficará “publicado” e por isso você deve seguir alguns critérios para melhorar o desempenho e a posição nos mecanismos de busca.

Aconselho que busque um profissional confiável para cuidar também dessa parte, como empresário você deve focar seus esforços em gerir sua farmácia de manipulação e não em ferramentas e partes técnicas. Terceirizar e delegar é fundamental.

Passo 5: Publicar em seus principais canais e ampliar o alcance

Blog no ar, linha editorial pronta, conteúdo produzido, estratégia montada… Agora é o momento de levar sua mensagem para os clientes e atrair mais visitantes e compradores.

Nesse modelo você pode publicar as ações em toda sua presença online que sua farmácia já tenha.

O principal canal que utilizamos hoje é o Facebook pois ele tem um excelente alcance e uma ferramenta de anúncios muito boa também, não vou mostrar seu funcionamento nesse artigo pois tem muitos detalhes, entretanto nesse passo você vai criar um anúncio no Facebook direcionando as pessoas para o conteúdo do seu blog.

Fazendo uma boa segmentação neste momento você vai conseguir que sua mensagem atinja uma grande quantidade de pessoas.

Vejo como fizemos com nosso cliente.

Além do Facebook se seus conteúdos tiverem a qualidade que sabemos que terá, a longo prazo eles serão indexados no Google e aparecerão na primeira página quando as pessoas fizerem as buscas diretamente sobre o assunto como aconteceu com nosso cliente, que até hoje recebe visitas e compras.

Passo 6: Medir, Melhorar e Não Parar

Saber como vender mais em farmácia de manipulação envolve eforço diário e não adiantará nada montar toda essa estratégia e simplesmente não atualizar a mensagem, a oferta , os conteúdos em geral. O público se acostuma com infomações repetitivas e acaba ignorando as ações ao longo do tempo e por isso é super importante manter os conteúdos constantemente atualizados e novos.

Você vai melhorar o que já foi feito com uma análise mais detalhada e também vai medir os resultados alcançados, seguidores,curtidores,comentários e acima de tudo as vendas.

Eu gosto de dizer que se você quer vender todos os dias em sua farmácia você tem que aprender a oferecer todos os dias e isso envolve manter as ações online constantes.

Agora que você sabe como vender mais em farmácia de manipulação eu quero te fazer um convite. Se você está sério em levar sua farmácia de manipulação para o modelo de vendas online você vai precisar de ajuda, então se quiser saber por onde começar e quem sabe fazer parte de nossos parceiros, logo abaixo temos um botão onde você pode solicitar uma avaliação gratuita das estratégias que tem feito hoje.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat